"...Liberdade, essa palavra
que o sonho humano alimenta
que não há ninguém que explique
e ninguém que não entenda..."
(Romanceiro da Inconfidência)
A escritora Cecília Meireles (1901-1964) deveria ser mais difundida. A sua obra é vasta e de alta qualidade. Muitos títulos da autora estão fora de catálogo. Só garimpando em sebos para conseguir seus livros mais famosos. Um fato contribuiu para emperrar a circulação dos seus trabalhos: uma briga familiar dos herdeiros que dura mais de duas décadas.
E pensar que existe muito material da autora ainda inédito. Só a Editora Nova Fronteira afirma que possui em seu poder textos para aproximadamente quatro volumes em prosa. As publicações são adiadas devido ao medo de contestações judiciais por parte dos herdeiros.
Trata-se de uma injustiça com a obra da autora e, também, com os seus leitores. Cecília obteve, em seu tempo, o reconhecimento da crítica e do público. Possuía a mesma habilidade com a poesia e a prosa. Certa feita, Manuel Bandeira assim a definiu: “Concha, mas de orelha; Água, mas de lágrima; Ar com sentimento. Brisa, viração. Da asa de uma abelha”.
Como poeta, Cecília é musical, de um lirismo puro, fluido, transcendente, que perpassa a efemeridade da vida, buscando continuamente a forma da simplicidade, sem abandonar o preciosismo do fazer poético. O crítico e ensaísta Davi Arrigucci Jr chegou a afirmar sobre a poeta: “...Cecília Meireles parece ter cantado sempre o mesmo tema: a busca do eterno no transitório, do transcendente no contingente, do milênio no minuto”.
O poema Motivo, que foi musicado pelo cantor Fagner e obteve grande sucesso nos anos 80, é um bom exemplo do estilo poético de Cecília:
Eu canto porque o instante existe
e a minha vida está completa.
Não sou alegre nem sou triste:
sou poeta.
Irmão das coisas fugidias,
não sinto gozo nem tormento.
Atravesso noites e dias
no vento.
Se desmorono ou se edifico,
se permaneço ou me desfaço,
- não sei, não sei. Não sei se fico
ou passo.
Sei que canto. E a canção é tudo.
Tem sangue eterno a asa ritmada.
E um dia sei que estarei mudo:
- mais nada.
Agora, um outro poema de Cecília, que representa muito bem a sua temática. Ele se chama Canção.
Pus o meu sonho num navio
e o navio em cima do mar;
- depois, abri o mar com as mãos,
para o meu sonho naufragar
Minhas mãos ainda estão molhadas
do azul das ondas entreabertas,
e a cor que escorre de meus dedos
colore as areias desertas.
O vento vem vindo de longe,
a noite se curva de frio;
debaixo da água vai morrendo
meu sonho, dentro de um navio...
Chorarei quanto for preciso,
para fazer com que o mar cresça,
e o meu navio chegue ao fundo
e o meu sonho desapareça.
Depois, tudo estará perfeito;
praia lisa, águas ordenadas,
meus olhos secos como pedras
e as minhas duas mãos quebradas.
Quanto à sua prosa, um texto do livro “Escolha o Seu Sonho”, que reúne 46 crônicas, dá bem a dimensão da qualidade de sua escrita. A crônica chama-se “Liberdade”, que reproduzo na íntegra:
“Deve existir nos homens um sentimento profundo que corresponde a essa palavra LIBERDADE, pois sobre ela se têm escrito poemas e hinos, a ela se tem até morrido com alegria e felicidade.
Diz-se que o homem nasceu livre, que a liberdade de cada um acaba onde começa a liberdade de outrem; que onde não há liberdade não há pátria; que a morte é preferível à falta de liberdade; que renunciar à liberdade é renunciar à própria condição humana; que a liberdade é o maior bem do mundo; que a liberdade é o oposto à fatalidade e à escravidão; nossos bisavós gritavam “Liberdade, Igualdade e Fraternidade!”. Nossos avós cantaram: “Ou ficar a Pátria livre ou morrer pelo Brasil!”; nossos pais pediam: “Liberdade! Liberdade! – abre as asas sobre nós”, e nós recordamos todos os dias que “o sol da liberdade em raios fúlgidos – brilhou no céu da Pátria…” – em certo instante.
Somos, pois criaturas nutridas de liberdade há muito tempo, com disposições de cantá-la, amá-la, combater e certamente morrer por ela.
Ser livre – como diria o famoso conselheiro… – é não ser escravo; é agir segundo a nossa cabeça e o nosso coração, mesmo tendo que partir esse coração e essa cabeça para encontrar um caminho… Enfim, ser livre é ser responsável, é repudiar a condição de autônomo e de teleguiado – é proclamar o triunfo luminoso do espírito. (Supondo que seja isso.)
Ser livre é ir mais além: é buscar outro espaço, outras dimensões, é ampliar a órbita da vida. É não estar acorrentado. É não viver obrigatoriamente entre quatro paredes.
Por isso, os meninos atiram pedras e soltam papagaios. A pedra inocentemente vai até onde o sono das crianças deseja ir. (Às vezes, é certo, quebra alguma coisa, no seu percurso…).
Os papagaios vão pelos ares até onde os meninos de outrora (muito de outrora!…) não acreditavam que se pudesse chegar tão simplesmente, com um fio de linha e um pouco de vento!…
Acontece, porém, que um menino, para empinar um papagaio, esqueceu-se da fatalidade dos fios elétricos e perdeu a vida.
E os loucos que sonharam sair de seus pavilhões, usando a fórmula do incêndio para chegarem à liberdade, morreram queimados, com o mapa da Liberdade nas mãos!…
São essas coisas tristes que contornam sombriamente aquele sentimento luminoso da LIBERDADE. Para alcançá-la estamos todos os dias expostos à morte. E os tímidos preferem ficar onde estão, preferem mesmo prender melhor suas correntes e não pensar em assunto tão ingrato.
Mas os sonhadores vão para a frente, soltando seus papagaios, morrendo nos seus incêndios, como as crianças e os loucos. E cantando aqueles hinos que falam de asas, de raios fúlgidos – linguagem de seus antepassados, estranha linguagem humana, nestes andaimes dos construtores de Babel…”
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