sexta-feira, 7 de março de 2008

Diálogo Infantil


No momento em que toda a imprensa discute a aprovação de uma criança de 8 anos no vestibular de Direito da Faculdade Unip, vou reproduzir um diálogo criado pelo cartunista Feiffer e publicado em 1976, sob o título "Entre Sensos e Pensos". Vamos ao diálogo:

- A mamãe está me ensinando a soletrar, mas eu não entendia. E ela disse que era muito simples: Joel, Gato quer dizer Gato. E eu disse: Por que?

- E ela disse: porque é assim. E eu perguntei: por que era assim, e ela disse que Deus queria que fosse assim. E eu perguntei: Por que W-X-Y-Z não quer dizer gato?

- E ela disse que é porque não é assim. E eu disse por que não se eu quero que seja assim e ela disse que é por causa das regras...

- E eu disse que as regras são bobas e G-A-T-O que dizer Gato é uma regra estúpida e ultrapassada. E W-X-Y-Z quer dizer Gato é melhor e mais moderno e ela disse não tente reformar o mundo, Joel, ou você será muito infeliz.

- E eu perguntei: por que as regras antigas estão sempre certas e por que as regras novas estão sempre erradas e ela disse já fui paciente demais com você rapazinho. E agora soletre Gato do modo certo ou irá para a cama uma semana sem ver TV.

- E eu disse: quem precisa ver TV? Ela disse: deixe de ser malcriado. Você precisa de TV. E eu disse não podemos conversar como duas pessoas civilizadas. E ela disse que eu arranjei essas idéias engraçadas na rua. Ficarei sem TV durante um mês.

- E eu disse que W-X-Y-Z quer dizer Gato. E ninguém me fará mudar de idéia. A-B-C-D-E-F-G que dizer SOCORRO.

Nenhum comentário: