quarta-feira, 26 de março de 2014

Ele é Tarja-Preta


Para quem gosta de humor, é um prato cheio. Para quem gosta de um texto redondo, bem elaborado, é um prato cheio. Para quem gosta de frases curtas, objetivas, é um prato cheio.  Para quem gosta de criatividade, também, é um prato cheio.

Talvez, em função desses ingredientes, fartei-me na leitura de "Minhas Mulheres e Meus Homens", do impagável Mário Prata. Tá bom, tá bom, eu vou entregar. Ele é aquele cara autor da novela "Estúpido Cupido". Se tiver mais de 45 anos, você sabe do que (ou de quem) eu tô falando. Mas, verdade seja dita (e bendita), o Prata é muito mais que um autorzinho de novelinha pra TV. Isso temos que convir.

O cara é um puta teatrólogo, um puta cronista, um puta jornalista, um puta escritor (e ainda é pai do Antônio e da Maria). É muita putaria para um Prata só? E o cara ainda é o que? Desculpe-me, mas nessa armadilha eu não vou cair. Nunquinha que vou dizer que ele é um excelente escritor porque "é Prata da casa". Nascido em Uberaba e criado em Lins.

Ah! Isso eu não digo. Nem morto. Mas falando sério (como se isso fosse possível em se tratando de Mário Prata) você abre o livro do cara e simplesmente não consegue parar de ler. Eu não sei porque cargas d'água li o livro de trás pra frente. Só pode ser coisa de gente doida.

Mas acho que foi só pra contrariar - o autor. É que ele diz, lá no início da obra, que não ia fazer um "Prefácio", mas um "Pós-fácio". E por que? Porque o livro estava sendo relançado e a jornalista Marta Góes (por acaso, mulher dele - a época - e futura-ex), já havia feito o Prefácio em 1988 (época da 1a. edição), que era em ordem alfabética.

Então, nesta nova edição de 2011 (hoje, já não tão nova assim), o Mário Prata resolveu mudar e colocar os textos na ordem cronológica. Eu, leitor do cara, fiquei emputecido. Em assim sendo, o que fiz? Resolvi radicalizar a minha leitura: li o livro de trás pra frente. Aí cheguei a uma conclusão definitiva: o cara (Prata) é doido. E varrido.

Felizmente (ou infelizmente, não sei bem), nós todos (seus leitores) jogamos no mesmo time do Prata. Ou seja, quem admira doido é o que? Será que é preciso responder? Antes de dizer mais alguma coisa, me dá um tempinho aí. Vou ali no meu quarto tomar o meu Tarja-Preta. Fui!

Ficha Técnica
Título: Minhas Mulheres e Meus Homens
Autor: Mário Prata
Gênero: Crônicas
Editora: Planeta
Páginas: 270
Ano: 2011

Nenhum comentário: