domingo, 27 de abril de 2014

A Extraordinária Ascensão de Obama


Para nós, brasileiros, este é um ano de Copa e Eleição. Os dois assuntos vão prender a atenção do nosso povo. Tanto um quanto o outro desperta paixões. E aí residem grandes dramas humanos. Quando nos detemos sobre a análise desses episódios nos damos conta da complexidade das relações sociais que os envolvem. Elas são fruto de vontade, de luta, de estratégias, de covardias, de trapaças, de espertezas, de heroísmos, com pitadas do imponderável: sorte e azar.

Dentro dessa lógica, já imaginou, por exemplo, ser transportado para uma realidade paralela, como um observador privilegiado dos bastidores da política? Como seria o desenho da arena onde se joga o jogo do poder? Como as peças são movidas para atingir os objetivos? As regras do jogo são respeitadas e obedecidas? Como os personagens principais e os coadjuvantes se comportam? É verdade que os jogadores invadem pântanos onde a ética não brota?

Você terá a nítida impressão de que obteve as respostas a essas perguntas depois da leitura  do livro "Virada no Jogo - Como Obama Chegou à Casa Branca", dos jornalistas John Heilemann e Mark Halperin. A obra reconstituiu as trilhas que conduziram o primeiro afro-americano a liderar, em 2008, a nação mais poderosa do globo. A pesquisa envolveu a realização de centenas de entrevistas exclusivas. Elas só aconteceram  devido ao acesso privilegiado que os autores desfrutam nos meios políticos.

O resultado é uma sucessão de fatos dignos da montagem de um sofisticado quebra-cabeça, Os autores dissecam acontecimentos, episódios e facetas que revelam a cultura que plasmou a cena política de um povo que se desenvolveu sob o manto do jogo democrático. As idiossincrasias dos candidatos são nuançadas com toques de mestre, bem como as estratégias de campanha, tanto do lado Democrata quanto dos Republicanos.


O livro é dividido em três partes. A primeira, que é a mais longa (vai até a Pág. 261) narra a impressionante trajetória de Obama, desde o momento em que foi induzido a entrar na disputa, passando por suas ascensão meteórica que o levou ao triunfo, nas fileiras do Partido Democrata. Ele, literalmente, atropelou a sua poderosa oponente, Hillary Clinton, que aparentava ser imbatível. O pugilato dos dois é digno de um filme de suspense (inclusive, o texto do livro serviu de base para um filme produzido pela HBO).

A verdade é que Obama e Hillary protagonizaram  uma história recheada de dramas, comédias, suspenses, com direito a reviravoltas espetaculares. Ao longo do livro,  o leitor é conduzido  a um cabedal de revelações surpreendentes. A um grau em que se sente como se estivesse nas salas atapetadas de um comitê eleitoral envolto num nível máximo de adrenalina. Não sem razão, a eleição de 2008 foi considerada uma das mais acirradas da história dos EUA.

A investigação dos autores se concentra em alguns dos pontos nevrálgicos que revelam a "virada do jogo" eleitoral que permitiu a vitória de Obama. Nesse sentido, a obra responde, basicamente, as seguintes questões: Por que a família Clinton caiu em desgraça entre os democratas? Como Obama saiu da condição de coadjuvante para ator principal na campanha? Por que John McCain, sem recursos, numa campanha de guerrilha, conseguiu ser indicado pelo Partido Republicano? Por que o republicano optou pela desconhecida Sarah Palin para ser sua companheira de chapa? E, por fim, como Obama aplainou o terreno que o levou à presidência.

A obra também relembra episódios grotescos, chocantes e, até mesmo, picantes. Um dos mais emblemáticos é o caso  do pré-candidato John Edwards. Ele teve  um caso extra-conjugal enquanto a sua esposa se restabelecia de um câncer. Por essas e outras, a publicação The Economist classificou o livro como "abusado, instigante, indiscreto, estarrecedor e compulsivo...". Os autores, após exaustivas pesquisas, conseguiram aprofundar nas revelações feitas por tablóides sensacionalistas. E chegaram a uma conclusão definitiva: era tudo verdade!

Ficha Técnica
Título: Virada no Jogo - Como Obama Chegou à Casa Branca
Autores: John Heilemann e Mark Halperin
Gênero: Reportagem/História
Editora: Intrínseca
Ano: 2011
Páginas: 464

Nenhum comentário: